MAIO É O MÊS DO CORAÇÃO!


Maio é o mês do coração! Conheça a receita saudável que propomos para este mês com lulas, um alimento a que prestamos por vezes pouca atenção no que toca à saúde cardiovascular, mas que apresenta alto teor de ómega 3. 

           Lulas Grelhadas com Arroz de Tomate e Alho Francês

Ingredientes (receita para 4 pessoas):
6 lulas inteiras
Sumo de 1/2 limão
120g de arroz
1 alho francês picado
2 unidades de tomate médio cortado em cubos
350g de grelos de couve
4 colheres de sopa de azeite
3 colheres de café de sal
Pimenta q.b.


Preparação

Corte as lulas em rodelas largas e tempere com 1 colher de café de sal, pimenta e o sumo de limão, reserve no frigorífico durante 20 minutos para tomar gosto.
Num tacho leve ao lume 1 colher de sopa de azeite, o alho francês picado e deixe refogar sem deixar alourar. Adicione o tomate e deixe refogar até este se desfazer. Junte o arroz e 1 colher de café de sal e pimenta a gosto. Junte lentamente a água e deixe cozer em lume médio conforme o tempo indicado na embalagem.

Coza os grelos em água a ferver temperada com 1 colher de café de sal, aproximadamente 30 minutos até estarem confecionados. Escorra, adicione 1 colher de sopa de azeite e envolva-os.
Numa frigideira antiaderente, espalhe 2 colheres de sopa de azeite e deixe aquecer. Cozinhe as lulas até alourarem.

Sirva o arroz colocando sobre ele as rodelas de lula ao lado os grelos.

Dica do Dietista

As lulas apresentam baixo teor de gorduras, ainda assim, têm alto teor de ácidos gordos ómega 3 e de vitamina D. A vitamina D contribui para o normal funcionamento muscular, enquanto os ácidos gordos ómega 3 EPA e DHA, quando consumidos na quantidade de 250mg por dia, contribuem para o normal funcionamento do coração. 100g de lulas apresentam 350mg de EPA e DHA. Mime o seu coração!



Conheça mais receitas no nosso livro de receitas saudáveis aqui!





Sem comentários:

Enviar um comentário